SABERES DOCENTES E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UM BREVE PANORAMA DA
PESQUISA BRASILEIRA
Célia Maria Fernandes Nunes
RESUMO:
As pesquisas sobre formação e
profissão docentes apontam para uma revisão da compreensão da prática
pedagógica do professor, que é tomado como mobilizador de saberes profissionais.
Considera-se assim que este, em sua trajetória, constrói e reconstrói seus
conhecimentos conforme a necessidade de sua utilização, suas experiências, seus
percursos formativos e profissionais etc. O objetivo deste texto é apresentar
uma análise de como e quando a questão dos saberes docentes aparece nas pesquisas
sobre formação de professores na literatura educacional brasileira,
identificando as diferentes referências e abordagens teórico-metodológicas que
os fundamentam, os enfoques e tipologias utilizadas e criadas por pesquisadores
brasileiros. Acre[1]dita-se que a
investigação dessa temática possibilitará identificar um percurso de pesquisa
desenvolvido com características próprias, mas em compasso com uma tendência
internacional no âmbito das pesquisas sobre o ensino e sobre os docentes.
Palavras-chave: saberes docentes, conhecimento, formação de
professores, pesquisa educacional, ensino.
Disponível em https://www.scielo.br/j/es/a/3RwPLmZMRk35bjpfhPGDsTv/?format=html
SABERES DOCENTES: DIALOGANDO COM TARDIF,
PIMENTA E FREIRE
Osmarina Blocka
Rita Buzzi Rausch
RESUMO:
Partindo do
princípio que o professor estrutura e orienta sua própria prática, sendo dela
sujeito e a ela atribuindo sentidos de acordo com os seus conhecimentos, esta
pesquisa objetiva desvelar contribuições das ideias de Tardif (2004), Pimenta
(2000) e Freire (2009) acerca dos saberes docentes à formação inicial de
professores. De cunho qualitativo, caracteriza-se segundo seu objetivo, como
descritiva, tendo adotado como procedimento a pesquisa bibliográfica. Infere-se
que para os autores em estudo, os saberes docentes encontram na etapa da
formação inicial para a docência um campo produtivo e necessário para a geração
de conhecimentos, requerendo que o futuro professor seja capaz de
identificá-los, compreendê-los e a partir disto legitimá-los por meio da ação
prática educativa. Assim, os saberes da formação profissional, disciplinares,
curriculares e experienciais de Tardif (2004); os saberes da experiência, do
conhecimento, os saberes pedagógicos de Pimenta (2000) e os saberes necessários
à prática educativa de Freire (2009): não há docência sem discência, ensinar
não é transferir conhecimento e ensinar é uma especificidade humana, formam um
aporte teórico que contribui para reflexões que anseiam ampliar o entendimento
de que ser professor requer a apropriação de conhecimentos para a formação de
uma epistemologia da própria formação docente. Os saberes elencados pelos
autores encontram constantes pontos de convergência e reciprocidade visando que
a formação para a docência requer um olhar para o professor enquanto indivíduo,
constituído particular e coletivamente e um pensar sobre a ação prática com
vistas à autonomia do mesmo enquanto ser humano e profissional.
Palavras-chave: Formação Inicial de
Professores. Docência. Saberes docentes.
Disponível em https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/493
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