quinta-feira, 4 de maio de 2023

Saberes docentes

 



SABERES DOCENTES E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UM BREVE PANORAMA DA PESQUISA BRASILEIRA

 Célia Maria Fernandes Nunes

 RESUMO:

As pesquisas sobre formação e profissão docentes apontam para uma revisão da compreensão da prática pedagógica do professor, que é tomado como mobilizador de saberes profissionais. Considera-se assim que este, em sua trajetória, constrói e reconstrói seus conhecimentos conforme a necessidade de sua utilização, suas experiências, seus percursos formativos e profissionais etc. O objetivo deste texto é apresentar uma análise de como e quando a questão dos saberes docentes aparece nas pesquisas sobre formação de professores na literatura educacional brasileira, identificando as diferentes referências e abordagens teórico-metodológicas que os fundamentam, os enfoques e tipologias utilizadas e criadas por pesquisadores brasileiros. Acre[1]dita-se que a investigação dessa temática possibilitará identificar um percurso de pesquisa desenvolvido com características próprias, mas em compasso com uma tendência internacional no âmbito das pesquisas sobre o ensino e sobre os docentes.

Palavras-chave: saberes docentes, conhecimento, formação de professores, pesquisa educacional, ensino.

Disponível em https://www.scielo.br/j/es/a/3RwPLmZMRk35bjpfhPGDsTv/?format=html



SABERES DOCENTES: DIALOGANDO COM TARDIF, PIMENTA E FREIRE

Osmarina Blocka

Rita Buzzi Rausch

RESUMO:

Partindo do princípio que o professor estrutura e orienta sua própria prática, sendo dela sujeito e a ela atribuindo sentidos de acordo com os seus conhecimentos, esta pesquisa objetiva desvelar contribuições das ideias de Tardif (2004), Pimenta (2000) e Freire (2009) acerca dos saberes docentes à formação inicial de professores. De cunho qualitativo, caracteriza-se segundo seu objetivo, como descritiva, tendo adotado como procedimento a pesquisa bibliográfica. Infere-se que para os autores em estudo, os saberes docentes encontram na etapa da formação inicial para a docência um campo produtivo e necessário para a geração de conhecimentos, requerendo que o futuro professor seja capaz de identificá-los, compreendê-los e a partir disto legitimá-los por meio da ação prática educativa. Assim, os saberes da formação profissional, disciplinares, curriculares e experienciais de Tardif (2004); os saberes da experiência, do conhecimento, os saberes pedagógicos de Pimenta (2000) e os saberes necessários à prática educativa de Freire (2009): não há docência sem discência, ensinar não é transferir conhecimento e ensinar é uma especificidade humana, formam um aporte teórico que contribui para reflexões que anseiam ampliar o entendimento de que ser professor requer a apropriação de conhecimentos para a formação de uma epistemologia da própria formação docente. Os saberes elencados pelos autores encontram constantes pontos de convergência e reciprocidade visando que a formação para a docência requer um olhar para o professor enquanto indivíduo, constituído particular e coletivamente e um pensar sobre a ação prática com vistas à autonomia do mesmo enquanto ser humano e profissional.

Palavras-chave: Formação Inicial de Professores. Docência. Saberes docentes.

Disponível em https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/493


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