sexta-feira, 21 de abril de 2023

Profissionalização docente

 


O CONCEITO DE PROFISSIONALIDADE DOCENTE NOS ESTUDOS MAIS RECENTES

Sílvia De Paula Gorzoni

Claudia Davis

RESUMO

O objetivo deste estudo é contribuir para a compreensão teórica do conceito de profissionalidade docente. Para tanto, o presente artigo apresenta parte de um estudo de revisão integrativa sobre o tema, com trabalhos de autores internacionais. Também foram selecionados artigos das cinco revistas mais acessadas (segundo a base SciELO) da área de educação no período de 2006 a 2014. Os resultados mostraram que a profissionalidade docente está associada a diversos aspectos, tais como: o conhecimento profissional específico; a expressão de maneira própria de ser e atuar como docente; o desenvolvimento de uma identidade profissional construída nas ações do professor e à luz das demandas sociais internas e externas à escola; a construção de competências e o desenvolvimento de habilidades próprias do ato de ensinar conquistadas durante a formação inicial e/ou continuada e também ao longo das experiências de trabalho do professor. Finalmente, observou[1]se a necessidade de se reportar ao termo “profissão”, cuja origem é sociológica e polissêmica, de difícil definição unívoca.

Palavras-chave: Formação de Professores. Formação Profissional. Competência. Habilidades.

Disponível em https://www.scielo.br/j/cp/a/wQ9fQZq8sDY9cnSng5fxVFd/abstract/?lang=pt


PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE: CONEXÃO ENTRE TEORIA, PRÁTICAS EDUCATIVAS E TRABALHO COLETIVO EM UMA POLÍTICA PÚBLICA DE FORMAÇÃO

Ev’Ângela Batista Rodrigues De Barros

Lorene Dos Santos

RESUMO

Este artigo discute a profissionalização docente enfocando algumas das tensões, disputas, avanços e recuos historicamente presentes na formação inicial de professores, a partir da apresentação e discussão de resultados de uma pesquisa qualitativa desenvolvida com 103 egressos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) de quatro universidades mineiras. Dialogando com depoimentos desses jovens professores, busca-se entender o papel e a atuação de diferentes sujeitos na formação inicial docente, perscrutando a importância do compartilhamento de saberes e experiências para o enfrentamento de alguns dos dilemas vivenciados em início da carreira de magistério. Os achados da pesquisa confirmam a importância de se investir em diálogos universidades-escolas de educação básica e a potencialidade de comunidades de aprendizagem e outros espaços de partilha de saberes para o enfrentamento de desafios e entraves históricos aos processos de formação docente.

PALAVRAS-CHAVE: Profissionalização Docente. Formação Inicial de Professores. Pibid. Comunidades de Aprendizagem.

Disponível em https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/65169


Vídeo: Paulo Freire: Palestra realizada no auditório do CDCC em 22 de novembro de 1994, patrocinada pelo IFSC-USP e Escola Educativa. Disponível em https://youtu.be/2C518zxDAo0


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Formação do professor da/na EJA

  Memorial de Formação: trajetórias e reflexões de professores da Educação de Jovens e Adultos (EJA) Josinélia dos Santos Moreira Kátia...