O CONCEITO DE PROFISSIONALIDADE DOCENTE NOS ESTUDOS MAIS RECENTES
Sílvia De Paula Gorzoni
Claudia Davis
RESUMO
O objetivo deste estudo é
contribuir para a compreensão teórica do conceito de profissionalidade docente.
Para tanto, o presente artigo apresenta parte de um estudo de revisão
integrativa sobre o tema, com trabalhos de autores internacionais. Também foram
selecionados artigos das cinco revistas mais acessadas (segundo a base SciELO)
da área de educação no período de 2006 a 2014. Os resultados mostraram que a
profissionalidade docente está associada a diversos aspectos, tais como: o
conhecimento profissional específico; a expressão de maneira própria de ser e
atuar como docente; o desenvolvimento de uma identidade profissional construída
nas ações do professor e à luz das demandas sociais internas e externas à
escola; a construção de competências e o desenvolvimento de habilidades
próprias do ato de ensinar conquistadas durante a formação inicial e/ou
continuada e também ao longo das experiências de trabalho do professor.
Finalmente, observou[1]se a necessidade de
se reportar ao termo “profissão”, cuja origem é sociológica e polissêmica, de
difícil definição unívoca.
Palavras-chave: Formação de
Professores. Formação Profissional. Competência. Habilidades.
Disponível em https://www.scielo.br/j/cp/a/wQ9fQZq8sDY9cnSng5fxVFd/abstract/?lang=pt
PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE: CONEXÃO ENTRE TEORIA, PRÁTICAS EDUCATIVAS E
TRABALHO COLETIVO EM UMA POLÍTICA PÚBLICA DE FORMAÇÃO
Ev’Ângela Batista Rodrigues De Barros
Lorene Dos Santos
RESUMO
Este artigo discute a
profissionalização docente enfocando algumas das tensões, disputas, avanços e
recuos historicamente presentes na formação inicial de professores, a partir da
apresentação e discussão de resultados de uma pesquisa qualitativa desenvolvida
com 103 egressos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência
(Pibid) de quatro universidades mineiras. Dialogando com depoimentos desses
jovens professores, busca-se entender o papel e a atuação de diferentes
sujeitos na formação inicial docente, perscrutando a importância do
compartilhamento de saberes e experiências para o enfrentamento de alguns dos
dilemas vivenciados em início da carreira de magistério. Os achados da pesquisa
confirmam a importância de se investir em diálogos universidades-escolas de
educação básica e a potencialidade de comunidades de aprendizagem e outros
espaços de partilha de saberes para o enfrentamento de desafios e entraves
históricos aos processos de formação docente.
PALAVRAS-CHAVE:
Profissionalização Docente. Formação Inicial de Professores. Pibid. Comunidades
de Aprendizagem.
Disponível em https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/65169
Vídeo: Paulo Freire: Palestra realizada no auditório
do CDCC em 22 de novembro de 1994, patrocinada pelo IFSC-USP e Escola Educativa.
Disponível em https://youtu.be/2C518zxDAo0
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