A Formação Inicial e
a Continuada: diferenças conceituais que legitimam um espaço de formação
permanente de vida
Marcelo Macedo Corrêa e Castro
Rejane Maria de Almeida Amorim
RESUMO
O presente artigo discute o
conceito de formação continuada apoiado em Canário (2013), Cavaco (2002, 2013),
Nóvoa (1992, 1988) e Freire (1993, 1996, 1997, 2000, 2001, 2003), refletindo
sobre os desdobramentos do discurso ideológico que reforça investidas de
formação continuada apartadas de uma prática permanente de vida. Essa reflexão
permite desmistificar o entendimento de formação continuada como treinamento e
reparação, implícito em muitas ações governamentais, que deslocam os
investimentos da formação inicial para a continuada, política que aligeira e
fragiliza a formação inicial, uma vez que docentes com formação precária são
mais facilmente aparelháveis com pacotes pedagógicos e materiais instrucionais.
Neste texto, defendemos que uma formação continuada não reparadora/ supletiva,
mas de caráter eletivo, demandaria dos professores três aspectos essenciais: (1)
uma formação inicial que lhes possibilitasse traçar rumos para suas
trajetórias; (2) autonomia para decidir quando, onde e como continuarão a se
formar; (3) condições materiais para frequentar cursos, desenvolver pesquisas e
produzir propostas de intervenção.
Palavras-chave: Formação de professores. Formação inicial. Formação
continuada. Educação permanente.
Disponível em https://www.scielo.br/j/ccedes/a/mzBbDRVvkTcvhPPqGRtcfNP/abstract/?lang=pt
Da formação inicial
ao desenvolvimento profissional docente: análises e reflexões sobre os
processos formativos
Marielda Ferreira Pryjma
Maria Sílvia Bacila Winkeler
RESUMO
Este artigo analisa os elementos
constituintes da formação de professores e do desenvolvimento profissional
docente. A reflexão parte da formação inicial e contínua e segue apresentando
como o desenvolvimento profissional ocorre a partir desses processos
formativos. Dessa forma, os objetivos deste estudo voltaram-se para distinguir
os elementos constituintes da formação de professores em relação à formação
inicial, à formação contínua e ao desenvolvimento profissional docente;
identificar as necessidades específicas da formação inicial e do
desenvolvimento profissional; assinalar as características essenciais de
programas de desenvolvimento profissional eficazes. Os principais autores que
sustentam as análises aqui propostas são Formosinho (2009), Marcelo (1999),
Flores (2003), Day (2001) e Oliveira-Formosinho (2009). A pesquisa
bibliográfica conduziu o desenvolvimento do estudo e a abordagem qualitativa
possibilitou a análise do material coletado para analisar o objeto proposto. As
análises indicam que a formação inicial é uma etapa que permite a constituição profissional
do sujeito; a formação contínua é um processo permanente de estudo e
entendimento da prática que possibilita compreender as diferentes situações que
ocorrem em sala de aula; e o desenvolvimento profissional requer que a ação do
professor ocorra para que a partir da experiência produza-se a análise e a
reflexão advindos dessa prática possibilitando que o desempenho profissional
docente se aprimore. Os resultados obtidos ampliaram a compreensão sobre a
formação de professores, suas especificidades, os programas de desenvolvimento
profissional docente e as possíveis dicotomias que incidem nesses programas.
PALAVRAS-CHAVE: Formação docente; Desenvolvimento profissional;
Processos formativos.
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