terça-feira, 30 de maio de 2023

Formação do professor da/na EJA

 



Memorial de Formação: trajetórias e reflexões de professores da Educação de Jovens e Adultos (EJA)

Josinélia dos Santos Moreira

Kátia Maria Santos Mota

Resumo

O referido trabalho tem como objetivo registrar a trajetória profissional de professores, expressando suas histórias de vida docente vinculadas à Educação de Jovens e Adultos (EJA). O artigo apresenta reflexões de dez professores da EJA, de Jequié-BA, refletindo sobre suas práticas pedagógicas por meio da escrita de um texto autobiográfico (memorial formativo). Eles foram convidados a escrever sobre as suas trajetórias como professores, suas experiências profissionais e tudo mais que quisessem escrever sobre o período dedicado a essa modalidade de ensino. O trabalho ora apresentado é um recorte de uma tese de doutorado denominada ‘Docência na EJA: um olhar sobre a formação dos professores na perspectiva multicultural’, a qual tem como objetivo analisar a docência na EJA, a partir do perfil identitário de seus professores, associado aos percursos de formação da vida docente e da sua vinculação nas práticas curriculares nessa modalidade educacional. O estudo permitiu constatar que o perfil identitário do professor da EJA é de um profissional da educação comprometido com sua profissão e seu fazer pedagógico, entretanto carece de uma formação específica para atuação na EJA. Fica evidente a necessidade de uma formação continuada que forneça conhecimentos para lidar com a ampla diversidade cultural dos sujeitos da EJA, nas práticas curriculares.

Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos, Professores da EJA, Escrita Autobiográfica e Memorial de Formação.

Disponível em https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/4412


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Formação do professor da/na EJA

  Memorial de Formação: trajetórias e reflexões de professores da Educação de Jovens e Adultos (EJA) Josinélia dos Santos Moreira Kátia...