Políticas públicas de Educação de Jovens e Adultos: entre o ideal e o
real
Sônia Vieira de Souza Bispo
Edite Maria da Silva de Faria
Elisete Enir Bernardi Garcia
RESUMO: O presente artigo analisa as políticas públicas destinadas
à Educação de Jovens, Adultos e Idosos – EJA, a partir de investigação
realizada no Programa de Pós Graduação de Mestrado Profissional em Educação de
Jovens e Adultos MPEJA – UNEB. Teve-se como problemática desenvolver, em
colaboração com estudantes egressos/as dos programas de alfabetização e outros/as
colaboradores/as, ações que contribuíssem com a implantação da EJA no município
de Souto Soares- BA, visando assegurar a continuidade dos estudos. Empregou-se uma
abordagem qualitativa no estudo, tendo como base teórica-metodológica a
pesquisa colaborativa. Como considerações, ressalta-se que a falta de
articulação e colaboração efetiva entre os sistemas de ensino estaduais e
municipais e as iniciativas das organizações sociais representa um obstáculo à
permanência e progressão escolar e que, mesmo diante da privação de direitos,
os sujeitos da EJA utilizam estratégias e táticas para enfrentar os contínuos e
constantes mecanismos que negam seus direitos.
Palavras-chave: Educação de Jovens, Adultos e Idosos. Políticas
Públicas de EJA. Garantia de direitos.
Disponível em https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1245/pdf
Vídeo: iNúmeros trabalhadores sujeitos da EJA
Disponível em https://youtu.be/kAos8CYwlz8
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