terça-feira, 23 de maio de 2023

Políticas públicas de educação/formação do professor de EJA


 

Políticas públicas de Educação de Jovens e Adultos: entre o ideal e o real

Sônia Vieira de Souza Bispo

Edite Maria da Silva de Faria

Elisete Enir Bernardi Garcia

RESUMO: O presente artigo analisa as políticas públicas destinadas à Educação de Jovens, Adultos e Idosos – EJA, a partir de investigação realizada no Programa de Pós Graduação de Mestrado Profissional em Educação de Jovens e Adultos MPEJA – UNEB. Teve-se como problemática desenvolver, em colaboração com estudantes egressos/as dos programas de alfabetização e outros/as colaboradores/as, ações que contribuíssem com a implantação da EJA no município de Souto Soares- BA, visando assegurar a continuidade dos estudos. Empregou-se uma abordagem qualitativa no estudo, tendo como base teórica-metodológica a pesquisa colaborativa. Como considerações, ressalta-se que a falta de articulação e colaboração efetiva entre os sistemas de ensino estaduais e municipais e as iniciativas das organizações sociais representa um obstáculo à permanência e progressão escolar e que, mesmo diante da privação de direitos, os sujeitos da EJA utilizam estratégias e táticas para enfrentar os contínuos e constantes mecanismos que negam seus direitos.

Palavras-chave: Educação de Jovens, Adultos e Idosos. Políticas Públicas de EJA. Garantia de direitos.

Disponível em https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1245/pdf


Vídeo: iNúmeros trabalhadores sujeitos da EJA

Disponível em https://youtu.be/kAos8CYwlz8



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Formação do professor da/na EJA

  Memorial de Formação: trajetórias e reflexões de professores da Educação de Jovens e Adultos (EJA) Josinélia dos Santos Moreira Kátia...