quarta-feira, 17 de maio de 2023

Professor como pesquisador diante dos desafios contemporâneos

 


A CONSTITUIÇÃO DOCENTE E A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DIANTE DOS DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS

Adriane Helena Dutra Quaresma

Sidinei Pithan da Silva

Este texto é resultado de um processo de tensionamentos em relação à constituição docente e da formação continuada dos professores na contemporaneidade. Trata-se de uma produção a partir dos estudos e das reflexões em Bauman (1998, 2001, 2005, 2008, 2010), interconectado com outros autores que tratam da temática, bem como da percepção dos autores como docentes e gestores pedagógicos na Educação Básica e Educação Superior. No contexto atual da formação continuada de professores, perceberam-se significativas mudanças e muitos avanços. Historicamente, se comparado a um passado recente, houve investimento expressivo em formação continuada dos(as) professores(as), tanto na esfera nacional quanto local. Imbernón (2010), entretanto, chama a atenção para o fato que, “de forma paradoxal, há muita formação e pouca mudança” (p. 39). Sabe-se que muito se espera do professor atualmente. As exigências impostas pela sociedade são múltiplas e mutáveis, gerando questionamentos quanto a sua performance profissional. Confrontado com tantas cobranças, que a cada dia amplificam-se mais rapidamente, o docente, muitas vezes, sente-se incapaz perante as demandas que se lhe apresentam cotidianamente, vivenciando situações complexas e desafiadoras.

QUARESMA, Adriane Helena Dutra; DA SILVA, Sidinei Pithan. A CONSTITUIÇÃO DOCENTE E A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DIANTE DOS DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS. 
Coleção Ciências Sociais, pp. 147 - 167. Disponível em  https://www.researchgate.net/profile/Altair-Favero/publication/366066254_Docencia_e_Educacao_em_Tempos_Liquido-Modernos/links/639067a2095a6a77740d7c2f/Docencia-e-Educacao-em-Tempos-Liquido-Modernos.pdf#page=147


Vídeo:
Zygmunt Bauman - Fronteiras do Pensamento - O mundo Pós-Moderno: a condição social

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Formação do professor da/na EJA

  Memorial de Formação: trajetórias e reflexões de professores da Educação de Jovens e Adultos (EJA) Josinélia dos Santos Moreira Kátia...