A CONSTITUIÇÃO DOCENTE E A FORMAÇÃO
CONTINUADA DE PROFESSORES DIANTE DOS DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS
Adriane Helena Dutra Quaresma
Sidinei Pithan da Silva
Este texto é
resultado de um processo de tensionamentos em relação à constituição docente e
da formação continuada dos professores na contemporaneidade. Trata-se de uma
produção a partir dos estudos e das reflexões em Bauman (1998, 2001, 2005,
2008, 2010), interconectado com outros autores que tratam da temática, bem como
da percepção dos autores como docentes e gestores pedagógicos na Educação
Básica e Educação Superior. No contexto atual da formação continuada de
professores, perceberam-se significativas mudanças e muitos avanços.
Historicamente, se comparado a um passado recente, houve investimento
expressivo em formação continuada dos(as) professores(as), tanto na esfera
nacional quanto local. Imbernón (2010), entretanto, chama a atenção para o fato
que, “de forma paradoxal, há muita formação e pouca mudança” (p. 39). Sabe-se
que muito se espera do professor atualmente. As exigências impostas pela
sociedade são múltiplas e mutáveis, gerando questionamentos quanto a sua
performance profissional. Confrontado com tantas cobranças, que a cada dia
amplificam-se mais rapidamente, o docente, muitas vezes, sente-se incapaz
perante as demandas que se lhe apresentam cotidianamente, vivenciando situações
complexas e desafiadoras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário