Carga horária: 60 horas
Limite de Faltas: Pós-Graduação
Stricto Sensu - 15 Faltas
Período de aulas: De 28/02/2023 até 30/06/2023
Quantidade de dias letivos: 15 dias
Detalhamento das horas: Aula: 60
horas
Horário:
SEG 13:00 - 16:20
Professor(es): Erica Valeria Alves Marcia Tereza Fonseca Almeida
Ementa: A formação do educador no Brasil: delineamentos sócio históricos, legais e conceituais. Concepções, tendências e pesquisas sobre formação de professores. Formação inicial e permanente na perspectiva do desenvolvimento profissional docente. Saberes docentes e formação do professor como pesquisador. Professor como pesquisador diante dos desafios contemporâneos. Políticas públicas de educação/formação do professor de EJA.
ENCONTROS |
DATAS |
TEMAS |
Referências |
1º |
13/03/23 |
Apresentação das professoras e da turma e da proposta do
componente |
|
2º |
20/03/23 |
A Formação do educador no Brasil: delineamentos
sócio-históricos, legais e conceituais. |
BORGES, Maria Célia; AQUINO, Orlando Fernández; PUENTES, Roberto
Valdés. Formação de professores no Brasil: história, políticas e
perspectivas. Revista HISTEDBR On-line, v. 11, n. 42, p. 94-112,
2011. |
3º |
27/03/23 |
A Formação do educador no Brasil: delineamentos
sócio-históricos, legais e conceituais. |
OLIVEIRA, Hosana Larissa Guimarães; LEIRO, Augusto César Rios.
Políticas de formação de professores no Brasil: referenciais legais em
foco. Pro-posições, v. 30, 2019. |
4º |
03/04/23 |
A Formação do educador no Brasil: delineamentos
sócio-históricos, legais e conceituais. |
DE OLIVEIRA, Sonia Maria Soares; DA SILVA, Carlos Diogo
Mendonça. Formação de professores em tempos de retrocesso: o que dizem os
documentos oficiais?. Brazilian Journal of Development, v. 7, n.
1, p. 141-152, 2021. |
5º |
10/04/23 |
A Formação do educador no Brasil: delineamentos
sócio-históricos, legais e conceituais. |
CASTRO, Marcelo Macedo Corrêa; AMORIM, Rejane Maria de Almeida.
A formação inicial e a continuada: diferenças conceituais que legitimam um
espaço de formação permanente de vida. Cadernos Cedes, v. 35, p.
37-55, 2015. |
6º |
17/04/23 |
Formação inicial e permanente na perspectiva do desenvolvimento
profissional docente |
PRYJMA, Marielda Ferreira; WINKELER, Maria Sílvia Bacila. Da
formação inicial ao desenvolvimento profissional docente: análises e
reflexões sobre os processos formativos. Formação Docente–Revista
Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, v. 6, n. 11, p.
23-34, 2014. |
7º |
24/04/23 |
Formação inicial e permanente na perspectiva do desenvolvimento
profissional docente |
GORZONI, Sílvia De Paula; DAVIS, Claudia. O conceito de
profissionalidade docente nos estudos mais recentes. Cadernos de
Pesquisa, v. 47, p. 1396-1413, 2017. RODRIGUES DE BARROS, EVÂNGELA BATISTA; DOS SANTOS, LORENE.
PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE: CONEXÃO ENTRE TEORIA, PRÁTICAS EDUCATIVAS E
TRABALHO COLETIVO EM UMA POLÍTICA PÚBLICA DE FORMAÇÃO. Inter-Acao,
v. 46, n. 1, 2021. |
8º |
08/05/23 |
Saberes docentes e formação do professor como pesquisador. |
NUNES, CÉLIA; FERNANDES, MARIA. Saberes docentes e
formação de professores: um breve panorama da pesquisa brasileira. educação
& Sociedade, v. 22, p. 27-42, 2001. |
9º |
15/05/23 |
Saberes docentes e formação do professor como pesquisador. |
BLOCK, Osmarina; RAUSCH, Rita Buzzi. Saberes docentes:
dialogando com Tardif, Pimenta e Freire. Revista de Ensino, Educação
e Ciências Humanas, v. 15, n. 3, 2014. |
10º |
22/05/23 |
Professor como pesquisador diante dos desafios contemporâneos. |
QUARESMA, Adriane Helena Dutra; DA SILVA, Sidinei Pithan. A
CONSTITUIÇÃO DOCENTE E A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DIANTE DOS
DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS. In Sidinei Pithan da Silva… [et al.]. Docência
e educação em tempos líquido-modernos– Ijuí: Ed. Unijuí, Coleção
Ciências Sociais, p. 147-167, 2022. |
11º |
29/05/23 |
Políticas públicas de
educação/formação do professor de EJA. |
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12º |
05/06/23 |
Políticas públicas de educação/formação do professor de EJA. |
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13º |
12/06/23 |
Apresentação de Seminários |
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14º |
19/06/23 |
Apresentação de Seminários |
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15º |
26/06/23 |
Apresentação de Seminários |
|
|
04/07/23* |
Apresentação de Seminários |
|
Avaliação:
1. Individual
Três
questões do primeiro dia são retomadas ao final da disciplina fazendo um
contraponto do que foi modificado à luz da disciplina. (10,0)
A
EXISTE DIFERENÇA ENTRE PROFESSOR (A) E PESQUISADOR (A)?
B. QUAL
O PERFIL DO PROFESSOR PESQUISADOR?
C. COMO
DEVE SER A FORMAÇÃO DE UM PROFESSOR PESQUISADOR?
2. Seminário
(grupos com até 4 pessoas)
2.1. Argumentação, síntese, sistematização e comunicação das ideias
(10,0)
2.2. Fundamentação teórica (10,0)
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