domingo, 12 de março de 2023

MPEJA007 - A FORMAÇÃO DO PROFESSOR PESQUISADOR (2023.1)



 Carga horária: 60 horas

Limite de Faltas: Pós-Graduação Stricto Sensu - 15 Faltas

Período de aulas: De 28/02/2023 até 30/06/2023

Quantidade de dias letivos: 15 dias

Detalhamento das horas: Aula: 60 horas

Horário:

SEG 13:00 -  16:20

Professor(es): Erica Valeria Alves Marcia Tereza Fonseca Almeida

 

Ementa: A formação do educador no Brasil: delineamentos sócio históricos, legais e conceituais. Concepções, tendências e pesquisas sobre formação de professores. Formação inicial e permanente na perspectiva do desenvolvimento profissional docente. Saberes docentes e formação do professor como pesquisador. Professor como pesquisador diante dos desafios contemporâneos. Políticas públicas de educação/formação do professor de EJA.


ENCONTROS

DATAS

TEMAS

Referências

13/03/23

Apresentação das professoras e da turma e da proposta do componente

 

20/03/23

A Formação do educador no Brasil: delineamentos sócio-históricos, legais e conceituais.

BORGES, Maria Célia; AQUINO, Orlando Fernández; PUENTES, Roberto Valdés. Formação de professores no Brasil: história, políticas e perspectivas. Revista HISTEDBR On-line, v. 11, n. 42, p. 94-112, 2011.

27/03/23

A Formação do educador no Brasil: delineamentos sócio-históricos, legais e conceituais.

OLIVEIRA, Hosana Larissa Guimarães; LEIRO, Augusto César Rios. Políticas de formação de professores no Brasil: referenciais legais em foco. Pro-posições, v. 30, 2019.

03/04/23

A Formação do educador no Brasil: delineamentos sócio-históricos, legais e conceituais.

DE OLIVEIRA, Sonia Maria Soares; DA SILVA, Carlos Diogo Mendonça. Formação de professores em tempos de retrocesso: o que dizem os documentos oficiais?. Brazilian Journal of Development, v. 7, n. 1, p. 141-152, 2021.

10/04/23

A Formação do educador no Brasil: delineamentos sócio-históricos, legais e conceituais.

CASTRO, Marcelo Macedo Corrêa; AMORIM, Rejane Maria de Almeida. A formação inicial e a continuada: diferenças conceituais que legitimam um espaço de formação permanente de vida. Cadernos Cedes, v. 35, p. 37-55, 2015.

17/04/23

Formação inicial e permanente na perspectiva do desenvolvimento profissional docente

PRYJMA, Marielda Ferreira; WINKELER, Maria Sílvia Bacila. Da formação inicial ao desenvolvimento profissional docente: análises e reflexões sobre os processos formativos. Formação Docente–Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, v. 6, n. 11, p. 23-34, 2014.

24/04/23

Formação inicial e permanente na perspectiva do desenvolvimento profissional docente

 GORZONI, Sílvia De Paula; DAVIS, Claudia. O conceito de profissionalidade docente nos estudos mais recentes. Cadernos de Pesquisa, v. 47, p. 1396-1413, 2017.

RODRIGUES DE BARROS, EVÂNGELA BATISTA; DOS SANTOS, LORENE. PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE: CONEXÃO ENTRE TEORIA, PRÁTICAS EDUCATIVAS E TRABALHO COLETIVO EM UMA POLÍTICA PÚBLICA DE FORMAÇÃO. Inter-Acao, v. 46, n. 1, 2021.

08/05/23

Saberes docentes e formação do professor como pesquisador.

 NUNES, CÉLIA; FERNANDES, MARIA. Saberes docentes e formação de professores: um breve panorama da pesquisa brasileira. educação & Sociedade, v. 22, p. 27-42, 2001.

15/05/23

Saberes docentes e formação do professor como pesquisador.

BLOCK, Osmarina; RAUSCH, Rita Buzzi. Saberes docentes: dialogando com Tardif, Pimenta e Freire. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, v. 15, n. 3, 2014. 

10º

22/05/23

Professor como pesquisador diante dos desafios contemporâneos.

QUARESMA, Adriane Helena Dutra; DA SILVA, Sidinei Pithan. A CONSTITUIÇÃO DOCENTE E A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DIANTE DOS DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS. In Sidinei Pithan da Silva… [et al.]. Docência e educação em tempos líquido-modernos– Ijuí: Ed. Unijuí, Coleção Ciências Sociais, p. 147-167, 2022.

11º

29/05/23

Políticas públicas de educação/formação do professor de EJA.

 

12º

05/06/23

Políticas públicas de educação/formação do professor de EJA.

 

13º

12/06/23

Apresentação de Seminários

 

14º 

19/06/23

Apresentação de Seminários

 

15º

26/06/23

Apresentação de Seminários

 

 

 04/07/23*

Apresentação de Seminários

 

 

Avaliação:

1.       Individual

Três questões do primeiro dia são retomadas ao final da disciplina fazendo um contraponto do que foi modificado à luz da disciplina. (10,0)

A  EXISTE DIFERENÇA ENTRE PROFESSOR (A) E PESQUISADOR (A)?

 

B. QUAL O PERFIL DO PROFESSOR PESQUISADOR?

 

C. COMO DEVE SER A FORMAÇÃO DE UM PROFESSOR PESQUISADOR?

2.       Seminário (grupos com até 4 pessoas)

2.1. Argumentação, síntese, sistematização e comunicação das ideias (10,0)

2.2. Fundamentação teórica (10,0)

 

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