FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO BRASIL: HISTÓRIA, POLÍTICAS E PERSPECTIVAS
Maria Célia Borges
Orlando Fernández Aquino
Roberto Valdés Puentes
RESUMO: Propôs-se, neste texto, discutir o tema da formação docente
contemplando aspectos históricos, políticos e teóricos. Na primeira parte
introduz-se o enfoque histórico, examinando a trajetória da formação de
professores no Brasil, desdobrando-se em seis períodos que se iniciam com a
aprovação da Lei das Escolas de Primeiras Letras, em 1827. Nota-se que a
formação de professores em cursos específicos foi inaugurada no Brasil no final
do século XIX com Escolas Normais destinadas à formação de docentes para as
“primeiras letras”. A discussão segue e culmina com a promulgação da Lei de
Diretrizes e Bases da Educação (LDB), em 1996; em seguida, discute-se sobre as
políticas educacionais expressas na legislação, antes e após a LDB 9.394/1996,
as Diretrizes Curriculares Nacionais (2002) e a Política Nacional de Formação
de Professores, editada por meio do Decreto Presidencial n.º 6.755/2009. Verifica[1]se que as políticas e
a práticas do sistema educacional brasileiro encontram-se orientadas pelos
valores do neoliberalismo e, por isso, apresentam contradições. Por fim, na
história brasileira, as políticas sobre formação de professores evidenciam sucessivas
mudanças e reformas, contudo ainda não estabeleceram um padrão consistente de
preparação docente para resolver os problemas enfrentados pela educação
escolar.
Palavras-chave: Formação de Professores. História e políticas de
formação. Perspectivas da formação docente.
Disponível em https://pdfs.semanticscholar.org/d2e9/5341c439491da7f361474f49e8cd33bf9905.pdf
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